Água e os seres vivos
A água é a substância que existe em maior quantidade nos seres vivos, desde os unicelulares aos pluricelulares mais complexos. Representa 70% do peso do corpo humano e em alguns animais, como acontece com as alforrecas, chega a atingir os 98%.
Esta está presente nas células e é o principal constituinte de vários líquidos orgânicos como o sangue e a linfa. Nos animais, a maioria das funções vitais apenas se realiza na presença da água, esta pode também eliminar substâncias dos organismos e ajudar na regulação da temperatura corporal através da transpiração. Por sua vez, as plantas, necessitam de água para produzirem compostos orgânicos (fotossíntese).
O Homem, por exemplo pode passar mais de 50 dias sem comer mas morre ao fim de 3-4 dias sem beber água. Os seres vivos libertam diariamente água para o exterior. Os animais através da urina, das fezes, da transpiração e da respiração, e as plantas através da respiração e da transpiração.
Para manter o nível de água constante, os animais ingerem-na directamente ou através dos alimentos que consomem e as plantas absorvem-na pelas suas raízes. Quando a quantidade de água no organismo diminui, o ser vivo pode ficar desidratado (com falta de água) pondo em risco a sua sobrevivência.
Além do que acima foi referido, os ambientes aquáticos constituem o habitat de inúmeras espécies de seres vivos. Deste modo, a importância da água não pode ser avaliada apenas na perspectiva humana.
Fonte: Fonte: Antunes, C., Bispo, M., Guindeira, P. (2007). Descobrir a Terra 8. Areal Editores, Ciências Naturais.
Sem comentários:
Enviar um comentário