Água no Planeta


Água no Planeta

A água desempenha um papel fundamental na manutenção da vida no planeta Terra, sendo considerada um recurso natural renovável. Na natureza, esta encontra-se em três estados físicos diferentes: sólido, líquido e gasoso.
Os recursos hídricos constituem o conjunto das águas superficiais e subterrâneas utilizadas pelo Homem nas mais variadas atividades. De toda a água existente no Planeta, 97,5% é salgada e existe nos oceanos e nos mares. Os restantes 2,5% representam a água doce que está presente nos glaciares e calotes polares, lagos, rios, ribeiros e lençóis de água subterrânea. O gráfico seguinte mostra a distribuição da água no planeta Terra.



Pela observação do gráfico é possível constatar que apesar deste recurso existir em abundante quantidade a sua distribuição é irregular e apenas uma pequena percentagem dessa água se encontra disponível para o Homem e restantes seres vivos. Nos lençóis de água subterrânea, existe muito mais água do que nos lagos e rios, mas a maior parte está demasiado profunda. Os lençóis de água menos profundos são rapidamente esgotados e grande parte da água superficial corre para o mar ou vai para sítios distantes das pessoas que dela precisam. Atualmente, quase 60% da população mundial tem nos lençóis de água subterrânea a sua fonte principal de água potável, uma vez que a disponibilidade de água doce superficial não é suficiente. Este recurso é utilizado nas mais variadas atividades. O gráfico a seguir representa o consumo de água doce pelo ser humano.  


Como é possível observar no gráfico, a maior parte da água é gasta na agricultura, seguida da indústria e do uso doméstico. No entanto, nas últimas décadas, o consumo de água tem aumentado exponencialmente, ultrapassando o dobro do aumento da população humana.
No que diz respeito ao Homem, a água é um bem indispensável à sua sobrevivência e ao desenvolvimento das atividades humanas. Este consome, actualmente, 45 vezes mais água do que há 300 anos, devido à agricultura intensiva (culturas de regadio), à revolução industrial e ao crescimento demográfico.

Hoje em dia, o Homem utiliza cerca de 54% da água doce acessível dos rios, lagos e aquíferos. Este problema coloca-se fundamentalmente porque a água doce do planeta é utilizada, com grande desperdício, no consumo doméstico, na agricultura e nas atividades industriais.

Fonte: Antunes, C., Bispo, M., Guindeira, P. (2007). Descobrir a Terra 8. Areal Editores, Ciências Naturais.

1 comentário: