Ciclo da água


Ciclo da água

O ciclo da água é movimentado pela energia solar, pois é o seu calor que faz evaporar a água, principalmente a da superfície dos oceanos, rios, lagos e também da transpiração dos seres vivos. Tal como é possível observar na imagem, à medida que o vapor de água arrefece e condensa, formam-se as nuvens que são levadas pelos ventos, os quais também se formam com intervenção da energia do Sol. Quando as nuvens se encontram saturadas, a água cai essencialmente sob a forma de chuva ou neve, retornando novamente aos oceanos, solos e seres vivos.


Evaporação – A radiação solar e o ar quente próximo do solo fazem com que ocorra a evaporação da água dos oceanos, mares, rios e seres vivos, que ascende na atmosfera.

Formação de nuvens – À medida que ocorre a evaporação da água, o ar atmosférico fica com maiores quantidades de vapor de água, dando origem a nuvens, que por sua vez, originam chuva, neve, granizo ou saraiva.

Precipitação – Quando as nuvens se encontram saturadas, a água cai essencialmente sob a forma de chuva ou neve.

Transpiração – A vegetação lança água para a atmosfera, através da sua respiração e transpiração.

Infiltração no solo – A água infiltra-se no solo, originando a formação de lagos subterrâneos e lençóis de água, ou cai diretamente nos oceanos, mares, rios e lagos, voltando a repetir-se o ciclo novamente. 

Fonte: Santos, P., Canossa, C. (2010). Preparar os testes 8. Areal Editores. Ciências Naturais. 

Sem comentários:

Enviar um comentário